Início > SAÚDE & BEM ESTAR > Suco Verde: Porquê e quando consumir?

Suco Verde: Porquê e quando consumir?
Print Friendly

6 de fevereiro de 2014 2:28

Olá Fitters!!!

Essa semana postei no meu instagram uma foto do Suco Verde na hora do jantar (sim, a noite!!) e isso gerou certo questionamento por parte de alguns seguidores, então conversando com a Dra. Thaissa resolvemos abordar o tema nessa semana!!

Vamos lá…

O Suco Verde tornou-se o “queridinho” da vez, e assim como vários outros modismos, precisamos entender o que ele realmente pode fazer por nós para que não se torne mais uma promessa passageira de milagres e falsas expectativas.

Ilustração Fit Food Ideas

As verduras verdes escuras, pertencentes ao grupo das brássicas, tem entre diversas propriedades uma comum a todas: a capacidade de “limpar” o fígado (Detoxificação). E o fígado nada mais é do que o órgão central que coordena todos os processos de eliminação no corpo, sendo que tudo que gera toxicidade ao organismo ele tem que filtrar para expulsar, caso contrário, as toxinas continuam circulando pelo sangue e se espalhando e impregnando em todas as células e sistemas. E é o acúmulo destas toxinas cronicamente que impedem o funcionamento correto do corpo, gerando deficiências que culminam com lentidão do metabolismo, fadiga física e mental, baixa produção hormonal, oscilações de humor, fragilidade de unhas e cabelos, entre outros, pois ao invés de estarem recebendo pela circulação micronutrientes essenciais, estão recebendo toxinas! E praticamente tudo que é artificial ao nosso corpo faz com que o fígado seja sobrecarregado para rapidamente eliminar: antibióticos, analgésicos, antiiflamatórios, álcool, adoçantes (#alôsucrolose), corantes, conservantes, agrotóxicos, metais pesados presentes em maquiagens, esmaltes, desodorantes e muito mais.

Por isto que o Suco Verde, um potente potencializador da eliminação de toxinas do corpo é tão bem-vindo nos dias atuais, em que o bombardeio de substâncias tóxicas ao nosso corpo é tão acentuado, que precisamos dar uma “ajuda” a mais ao corpo começando o dia com esta grande “limpeza” para potencializar ao máximo suas funções e deixar o corpo e o metabolismo trabalharem com excelência!

  • Perguntas & Respostas:

  • Babi: Então, o horário ideal para consumirmos o Suco Verde é em jejum ao acordar?
  • Thaisa: Sim, caso o objetivo seja a detoxificação! Após 15 minutos de ingerí-lo pode-se tomar o café da manhã como de costume, lembrando que as proporções devem ser diminuídas pois o suco já forneceu diversos nutrientes.

  • Babi: O Suco Verde pode substituir o café da manhã?
  • Thaisa: Em alguns casos, o Suco Verde pode substituir o café da manhã, porém o equilíbrio de nutrientes nele tem que ser bem cuidado. Mas isto é particular para cada pessoa e biotipo, por isto não devemos generalizar, pois estabelece-se estas medidas após uma avaliação completa.
  • Babi: Posso tomar o Suco Verde nas outras principais refeições (almoço e jantar)?
  • Thaisa: Pode sim, Babi! Neste caso ele não é mais detox, mas ajuda a melhorar a absorção de alguns micronutrientes. O único problema de tomar sucos durante as refeições principais (almoço e jantar) é que aumenta-se muito a carga glicêmica total, pois consome-se uma grande quantidade de nutrientes na forma “liquida”, o que somados à comida em si, faz com que o aporte glicêmico seja bem alto.  Mas para quem quer apenas manutenção do peso, isto está OK. Já para quem quer emagrecer, o suco já atrapalha um pouco (apesar do Verde pela mistura dos nutrientes ser o com menor carga glicêmica em si). (Babi: =O Ops!! Aprendendo com os erros! Tenho que perder gordura ainda..)

  • Babi: E pra quem está amamentando? Pode tomar o Suco Verde?
  • Thaisa: Tudo para quem amamenta tem que ser cuidadoso. Até mesmo vitaminas e fitoterápicos tem que ser muito bem avaliado e muitas vezes não podem ingerir. Mas o Suco Verde é excelente para elas, pois são uma fonte riquíssima de ferro entre outros minerais, e após o parto é bem comum as mulheres terem anemia. Então, ele se torna um remédio “natural” para reposição de minerais.

  • Babi: Soube que o Suco Verde é “proibido” para quem toma anticoagulante. É verdade?
  • Thaisa: Sim, é verdade. Como as verduras verdes-escuras são ricas em potássio elas diminuem a coagulação e, portanto, neutralizam o efeito de quem toma remédio anticoagulante! Porém, quem faz uso de anticoagulantes tem que ser orientado pelo seu médico a ter uma dieta pobre em potássio, e isso inclui uma lista grande de alimentos que tem que ser seguida e vai muito além desses vegetais. Então, o cuidado tem que ser completo e não de algo isolado porque a intensidade dos efeitos de todos no organismos é igual.

Fitters, acho que a Dra. Thaisa esclareceu a maioria das nossas dúvidas, né?! Se ficou mais alguma entre em contato com a gente e tentaremos ajudá-los! ;)
Pra quem quiser uma inspiração de receitinha de um Suco Verde diferente é só clicar aqui!

beeijos!

Fit Food Ideas

Dra. Thaisa Albanesi Santos

Para mais dicas e informações:
Instagram (@wellness_and_healthcenter)
Email: dra.thaisa@buddhaspa.com.br
Fit Food Ideas Por : Fit Food Ideas
Categoria: SAÚDE & BEM ESTAR
Tags :

(7) Comentários

7 Comentários

  1. Eu tenho tomado suco verde há 1 mes todo dia pela manha. Sempre depois do meu copão d’água, que tomo em jejum. Estou sentindo os ótimos efeitos no corpo e foi a melhor maneira que consegui pra ingerir tantos nutrientes sem sofrer, pq nao gosto de verduras escuras… Aliás, tá sendo tão bom que fico me perguntando porque eu resisti tanto pra provar. rs Tenho 2 dúvidas: Esse copão d’água que tomo antes atrapalha? A outra duvida é em relação a combinação dos ingredientes. Uso como base para mistura: 1 verdura escura (couve, aipo ou espinafre) + 2 frutas (melancia, kiwi, maça, pera, laranja, limao) + 1 legume (beterraba, pepino ou cenoura) + hortelã ou gengibre + água de coco ou chá verde. A questão é que misturo o que tenho na geladeira e não sigo receitas. Tá muito errado? Obrigada, bjs!
    P.S.: Tentei comentar pelo iphone 2 vezes, mas o comentário nao entrou, nao sei porque.

  2. Faço o suco verde com 2 laranjas, 1 folha dr couve grande, meio pepino com casca, um.punhado de hortelã, 1 pedaço pequeno de gengibre e meio copo d agua. Essa quantidade da pra 2 pessoas. Tomo substituindo a ceia. Estou fazendo alguma coisa errada?

  3. Oi, eu tomava aqueles shakes emagrecedores, porem o beneficio do suco verde é imensamente maior, então gostaria de saber se posso substituir o jantar pelo suco verde ? Isso é bom para perda de peso, ou o melhor seria pela manhã mesmo?

    1. Oi Joyce!
      Não aconselho ninguém a substituir uma refeição pelo suco! No jantar você pode e deve comer comida, mas algo leve como uma sopinha e filé de frango/peixe ou omelete! ;)
      beijos!
      Babi

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>