Início > SAÚDE & BEM ESTAR > Tapioca: A Queridinha da vez!

Tapioca: A Queridinha da vez!
Print Friendly

16 de janeiro de 2014 1:18
Ultimamente muito se tem ouvido falar sobre a tapioca, principalmente na alta gastronomia e na área fit, pois é uma excelentealternativa ao Glúten, proteína não digerida pelo nosso organismo e que dispara diversos processos inflamatórios, como gastrites, alergias e acúmulo de gordura abdominal. Porém, há comprovações que este alimento de origem indígena (tapioca significa “coágulo”) era a base da alimentação dos tupis-guaranis antes do “descobrimento” do Brasil, e em pouco tempo se espalhou com sucesso a todas tribos indígenas do país. E a sabedoria indígena, que sempre usou o poder da natureza para nutrir e curar o seu corpo confirmou-se após estudos científicos. 
Tapioca com Chia rechada com Cottage e Mel (Foto Fit Food Ideas)


Suas propriedades:
  • É um carboidrato com razoável concentração de Aminoácidos.
  • Ferro; Cálcio; Fósforo; Potássio.
  • Vitaminas do complexo B. 
  • Fibras insolúveis, razão pela qual apesar de ter alto índice glicêmico, a sua Carga Glicêmica é baixa, pois elas bloqueiam a absorção de açúcares.
  • Baixa carga insulinêmica – por ser um tubérculo (extraída da raiz da mandioca) estimula uma liberação lenta de açúcares, diminuindo a concentração de insulina no sangue.
  • Estimula a produção de Serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar
Por que acrescentar Chia ou Linhaça no preparo? Por que estas fibras quando em conjunto com as fibras insolúveis da tapioca diminuem mais ainda a carga glicêmica (não o índice glicêmico), o que a torna ainda melhor! 😉

E em todas as suas versões ela é bem-vinda: salgado e doce!! O que não vale é estragar essa preciosidade ‘histórica’ com acompanhamentos do mal! 

Dra. Thaisa Albanesi Santos
Para mais dicas e informações:

Instagram (@wellness_and_healthcenter)
Email: dra.thaisa@buddhaspa.com.br


Fit Food Ideas Por : Fit Food Ideas
Categoria: SAÚDE & BEM ESTAR
Tags :

(1) Comentário

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *