Início > SAÚDE & BEM ESTAR > Índice Glicêmico vs Carga Glicêmica: Entenda a diferença!

Índice Glicêmico vs Carga Glicêmica: Entenda a diferença!
Print Friendly

21 de janeiro de 2014 7:25

Oii Fitters,

No post anterior sobre a Tapioca a Dra.Thaisa Albanesi comentou sobre índice glicêmico (IG) e a carga glicêmica (CG), mas será que todo mundo sabe a diferença?!?!? Eu não sabia e algumas pessoas até enviaram email perguntando sobre isso!!! Aí conversei com a Thaisa e pedi para que ela nos ajudasse com essa dúvida!! 😉

A explicação é super simples de entender! E eu acabei descobrindo que me preocupava demais com IG, sendo que é o CG (que poucas pessoas falam sobre) que realmente importa para o nosso organismo!! :O

Vamos à explicação da Dra.:

Índice Glicêmico (IG): mede a qualidade do alimento quanto à sua habilidade em aumentar o açúcar no sangue (glicemia) nas 2 horas seguintes ao seu consumo. Quanto maior o IG, mais rápido a glicemia aumenta. IG abaixo de 55 são considerados Baixos, e acima de 70 Altos. Porém isto é teoricamente, pois esta medida não leva em consideração a quantidade de carboidrato consumida, uma vez que a referência é sempre a de 50g de carboidrato de determinado alimento (e na grande maioria das vezes, raramente consome-se 50g de carboidrato de um único alimento –> Estamos falando de quantidade de Carboidrato presente no alimento e não de Peso, Ok!).

Por isto, estudiosos de Harvard criaram em 1997 um conceito mais aprimorado e fidedigno que é o da Carga Glicêmica (CG), que leva em consideração não somente a qualidade mas também a quantidade da porção: CG=IG X quantidade de carboidrato porção/100.  
  • Abaixo de 10 a CG é Baixa
  • Acima de 20 a CG é Alta

Basicamente ele fornece a informação de como aquele alimento se comporta no nosso organismo, por isso que ao se definir uma dieta de acordo com cada objetivo e biotipo, o que realmente interessa é a combinação dos alimentos e a sua CG, pois calorias e índice glicêmico não nos diz nada a respeito de como os alimentos se comportarão no corpo, residindo aí a importância de se estabelecer um plano nutrológico com ajuda profissional para o sucesso em seus projetos.


Dra. Thaisa Albanesi Santos
Para mais dicas e informações:
Instagram (@wellness_and_healthcenter)
Email: dra.thaisa@buddhaspa.com.br
Fit Food Ideas Por : Fit Food Ideas
Categoria: SAÚDE & BEM ESTAR
Tags :

(0) Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *