Mel: muito mais do que docura!
Postado por Fit Food Ideas.
22 de setembro de 2014 8:28
O mel tem propriedades no corpo humano que abrangem muito mais do que o doce que fornece e o torna um dos melhores adoçantes.
Dentre tudo o que ele causa em nosso organismo, suas principais propriedades são:
- Alivia azia e sintomas de gastrite pelas suas propriedades medicinais, ajudando também as digestões dificeis pela sua rápida absorção.
- Antibiótico natural e antisséptico😮 mel é fonte de ácidos orgânicos como o ácido glucônico, que produz peróxido de hidrogênio, um potente antibactericida, ajudando a proteger contra infecções, principalmente se utizado com o limão que potencializa os seus efeitos
- Fonte de antioxidantes como os flavanóides, ácidos fenólicos, enzimas como a catalase e peroxidase, ácido ascórbico, carotenóides, e outros, contribui para combater os radicais livres, previnindo assim o envelhecimento das células e doenças como Alzheimer, cardiovasculares e outras.
- Cicatrizante, sendo benéfico para acelerar cura da pele danificada e inflamações de garganta
- Elimina toxinas e protege o fígado de medicamentos e alimentação inflamatória
- Energetico natural, ajudando a combater a fadiga, o estresse, recuperação após treinos de alta intensidade e até para portadores de anemia (fonte de ferro)
- Contra a insônia e ansiedade age como “calmante natural“, sendo bem-vindo com um chá antes de deitar, ajudando inclusive na qualidade do sono
- Fonte de cálcio biodisponível, assim como de magnésio (bom para a memoria), potássio (bom para praticantes de atividade física e hipertensos), fósforo, manganês (bom para a concentração), cobre, cobalto e outros
- Tônico intestinal, auxiliando nos quadros de constipação e por ter ação prebiótica (contem oligossacarídeos e carboidratos não digeríveis), modifica o balanço da microbiota intestinal, aumentando as bactérias benéficas
Imagem retirada do Google |
- Alguns cuidados:
- Crianças menores de 1 ano devem evitá-lo pois pode conter o Clostridium botilunum, bacteria causadora do botulismo
- Diabeticos devem evitá-lo
- Gestantes devem consumir com cautela e sabendo a procedência do mel
- De olho na balança: o mel é muito energetico e rico em açúcares, então deve ser consumido com cautela na dieta. Para cada pessoa há uma medida, mas em média 1 colher de sopa ao dia está razoável para obter os seus benefícios e não comprometer o corpo.
- Qual o tipo de mel consumir?
- O que muda é o tipo de flor que a abelha coleta o néctar e cada um possui uma propriedade mais intensa em determinado aspecto do que outros, porém todos trazem benefícios à saùde.
Algumas sugestões de Mel para consumo aqui! O mel de laranjeira é meu preferido! 🙂
Dra. Thaisa Albanesi Santos
Médica responsável pelo Wellness and Health Center Buddha Spa
Instagram: @dra.thaisa
www.buddhaspa.com.br
Por : Fit Food Ideas | |
Categoria: SAÚDE & BEM ESTAR | |
Tags : , Bem Estar, Benefícios, Dicas, Mel, Saúde |