Início > SAÚDE & BEM ESTAR > Como o sono pode influenciar no seu peso?

Como o sono pode influenciar no seu peso?
Print Friendly

Postado por Andrea Breval Lindenberg. 6 de abril de 2015 7:53

 

Dormir 8 horas por dia é uma das mais importantes indicações para quem deseja melhorar a qualidade de vida. Com a rotina agitada da vida moderna, deixar o sono em dia não é uma missão fácil, mas pode valer muito à pena. Para os que estão acima do peso, fica o alerta: a redução das horas de sono é apontada como uma importante causa de aumento de sobrepeso e obesidade.

Mas será que o sono pode mesmo influenciar no peso?Ao que tudo indica, sim!

Muitos estudos têm demonstrado que pessoas com privação de sono têm uma maior tendência a se tornarem obesas. Isso porque quando diminuímos o tempo de sono alteramos o padrão da ingestão alimentar. O que acontece é que: quanto menos sono, mais Grelina e menos Leptina são liberados por nosso organismo. E esses hormônios – reguladores do apetite – quando desalinhados em seus índices, podem ter consequências como distúrbios nutricionais, aumento de apetite e a preferência por alimentos calóricos.

peso

A redução do tempo de sono também altera a produção do cortisol (hormônio relacionado ao estresse), aumenta o cansaço e consequentemente a indisposição para atividades físicas, o que resulta no indesejado aumento de peso.

Portanto, se não for possível aumentar as horas de sono, ao se alimentar opte por alimentos ricos em gorduras boas (como abacate e azeite de oliva) e também os ricos em magnésio (nozes, amêndoas, castanha de caju).

sono

E lembre-se: na hora de dormir, é importante deixar seu cantinho bem tranquilo e confortável. Dê preferência a um ambiente escuro e deixe de lado aparelhos eletrônicos. Experimente desligar-se do mundo e aproveitar ao máximo as suas horinhas de sono, seu corpo agradece!

Até a próxima!

Gostou? Então compartilhe com os amigos e nos siga nas redes sociais para ser sempre inspirado!

IG: @fitfood_ideas

FB: fitfoodideas

YouTube: Fit Food Ideas

Andrea Breval Por : Andrea Breval
Categoria: SAÚDE & BEM ESTAR
Tags : , , , ,

(0) Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *